Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é uma doença bastante disseminada na população masculina, só perdendo para o câncer de pele em incidência. Por isto merece especial atenção.

O principal fator de risco é a idade, mas pacientes negros, e com história familiar tem risco aumentado para apresentar esta patologia, que por ser silenciosa, apresenta sintomatologia geralmente quado está em estado avançado, necessitando de uma avaliação preventiva dos pacientes. Por ser uma glândula acessível ao toque, este exame simples ajuda muito ao profissional identificar nódulos ou alterações na sua textura, o que associado a dosagem do PSA podem indicar a realização da biópsia que dará o diagnóstico definitivo.

Uma vez diagnosticado, na doença localizada podemos realizar como forma de tratamento curativo cirurgia vídeo laparoscópica, robótica ou aberta, ou radioterapia, esta última por vezes associado a bloqueio hormonal. Nos casos de doença avançada o paciente pode ser tratado com medicações que proporcionam bloqueio hormonal para controle da evolução da doença.

Cirurgia Robótica e Laparoscópica para o Câncer de Próstata

Para o Câncer de Próstata temos três técnicas cirúrgicas disponíveis, a cirurgia aberta, por vídeo laparoscopia ou cirurgia robótica. Nas três técnicas são realizados os mesmos passos, entretanto na cirurgia laparoscópica e robótica contamos com uma ótica e um aparelho que gera imagens ampliadas, dando maior detalhamento do procedimento.

Abaixo deixo vídeos exemplificando as técnicas.

Prostatectomia Laparoscópica

Neste procedimento o cirurgião manipula diretante as pinças durante a realização do procedimento.

Prostatectomia Robótica

Na cirurgia robótica o cirurgião controla as pinças através de um console.

Hospital São Matheus

Feira de Santana - Bahia