Tumor Renal

Os rins, como todos os órgãos do corpo humano, podem sofrer com o surgimento de tumores, que é quando um tecido apresenta um crecimento anormal. Este tecido além de apresentar um crescimento anormal pode apresentar a característica invasiva, acometendo áreas próximas ou orgãos à distância. Quando isto ocorre denominamos o tumor como câncer.

Em geral o câncer renal é tratado cirurgicamente com a retirada da lesão ou de todo o órgão a depender do tamanho e das estruturas acometidas.

Atualmente a principal forma de tratamento cirúrgico para esse tipo de lesão é por video laparoscopia, quando por pequenas incisões e com auxílio de equipamente de alta tecnologia é realizado o procedimento cirúrgico. Este tipo de procedimento tem a grande vantagem de reduzir a dor no pós operatório, melhorando a recuperação do paciente, ao passo que, na cirurgia aberta de rim, geralmente ocorre um desconforto considerável.

Abaixo temos um vídeo de uma cirurgia realizado no Pontchaillou Teaching Hospital em Rennes na França demonstrando uma nefrectomia parcial, que uma cirurgia para tratamento de tumor renal.

Hospital São Matheus

Feira de Santana - Bahia

(75)3616-8888

Hospital Incar

Santo Antonio de Jesus - Bahia

(75)3311-6652