Hiperplasia Prostática Benigna

A Hiperplasia Prostátiaca Benigna é o crescimento benigno do tecido prostático que ocorre em muito homens e por vezes leva a obstrução do trato urinário inferior. Quando isto ocorre o paciente apresenta sintomas como urinar diversas vezes, acordar a noite para urinar e jato fraco, entre outros sintomas.

 

O tratamento da HPB pode ser feito pela observação com acompanhamento clínico, medicamentos ou cirurgia. A observação sem tratamento ativo é orientada para aqueles pacientes sem queixas urinárias incômodas, ou seja, assintomáticos. Os pacientes com queixa urinária já devem ser tratados com medicamentos que diminuem o volume da próstata ou medicamentos que levam ao relaxamento da próstata. Todos estes medicamentos visam o alívio sintomático e melhora na qualidade de vida. Deve ser enfatizado que estes medicamentos só mantêm o seu efeito enquanto estiverem sendo tomados. 


Os pacientes que não respondem ao tratamento com remédios, que não pretendem tomar remédio pelo resto da vida ou que apresentem sintomas muito importantes, ou alguma complicação da HPB (sangramento urinário ou retenção urinária) podem ser tratados com cirurgia. A cirurgia para HPB é feita principalmente por via endoscópica, mas alguns pacientes podem necessitar de cirurgia aberta ou laparoscópica. Isto pode acontecer com pacientes com próstatas muito volumosas.A cirurgia endoscópica é realizada através de um aparelho que é introduzido pela uretra e assim o excesso de tecido prostático é removido.

 

Atualmente a cirurgia endoscópica para o tratamento da HPB pode ser feita com diversas técnicas cirúrgicas. A Ressecção Transuretral (RTU) da Próstata é a técnica mais antiga e cujos resultados sevem de parâmetro para comparar com as novas tecnologias. Atualmente contamos também com a RTU Bipolar que é similar a RTU, mas reduz o sangramento, tem menor risco cirúrgico e por isso vem sendo indicada cada vez mais. Outra possibilidade é a abração da próstata à LASER, método mais moderno atualmente. Ao final do tratamento o paciente fica com sonda urinária e irrigação para retirar o sangramento resultante do procedimento.

Hospital São Matheus

Feira de Santana - Bahia

(75)3616-8888

Hospital Incar

Santo Antonio de Jesus - Bahia

(75)3311-6652